Todos os Santos, eis o grande exército de Deus!

O mês de Novembro já começa com uma grande festa, no dia 01 celebramos todos os santos e santas de Deus. Homens e mulheres, jovens e crianças que com coragem deram a sua vida pelo Senhor Jesus e por sua Igreja. Morreram professando a fé. Os Santos são o sinal vivo do amor de Deus no mundo, eles formam um grande exército que combate com a mais poderosa de todas as armas a palavra do Senhor.  Defenderam com as suas vidas os direitos de Deus. A Igreja tem pelos seus santos um grande amor e veneração, chamamos este culto de Dulia, que é uma veneração diferente da Latria que é adoração prestada somente a Deus. Desde os primórdios da Igreja que no calendário litúrgico consta o nome de Homens e mulheres que se entregaram a Deus até o fim. Eles com a sua vida nos mostram que a santidade não é algo impossível, que não está longe do nosso alcance, mas é algo que exige luta, pois o primeiro chamado que o Senhor nos faz é “Sede Santos”.
Os Santos foram homens e mulheres parecidos comigo e com você, tiveram seus pecados, seus defeitos, seus sofrimentos, seus temperamentos fortes, mas o que mais me encanta nos santos é que eles se deixaram trabalhar pelo Espírito Santo, eles lutaram com toda força contra o pecado, não se deixaram levar pela carne, nem pelo orgulho, mas começaram a trilhar um caminho chamado de conversão. Os santos foram santos sem negar sua humanidade, pois já dizia Santa Teresa de Avilá “Quanto mais santos, mais sociáveis.” Quanto mais santos mais humanos, quanto mais humanos mais santos. Os santos não esconderam suas limitações, mas, em tudo procuraram ser melhor. Um grande segredo dos santos era seu amor e devoção a Nossa Senhora, eles viam nela o exemplo vivo de alguém que viveu somente para Deus. A Virgem Santa é o exemplo de santidade. Se você quer ser santo queira duas coisas: ter o coração e o olhar fixo em Deus, se esconda nele. E ter um profundo amor a Santíssima Virgem Maria, entrega teu coração a ela.
todos os santos

A Igreja coloca esta data para que possamos contemplar estas pessoas que já gozam do paraíso e um dia queremos ser como eles, ela não coloca apenas 1 como exemplo, mas coloca todos. São eles mártires, virgens, padres, bispos,religiosos e religiosas, fundadores e fundadoras de ordens religiosas, casais, solteiros, jovens, estudantes, médicos, crianças, leigos. Santidade não é para um determinado carisma ou só para a vida religiosa, santidade abrange todas as realidades do mundo. Como é belo ver o Santo padre nos dias de hoje canonizando leigos que foram santos no mundo, no ritmo de suas vidas e onde estavam, lembremos alguns Beatos e santos leigos(Chiara Luce, José Moscate, Giana Bereta Mola, Albertina, Pier Giorgio Frasati, Charles de Focoud, Domingos Sávio, Laura Vicunã, Catarina de Sena, Rosa de Lima, Luiz e Zélia Martins, Chiara Lubic e tantos outros) e podemos lembrar alguns que já conhecemos e são de nossa devoção santos religiosos (Santa Teresinha do Menino Jesus, Teresa dos Andes, Clara de Assis, Luzia, Agueda, Felipe Neri, Bruno, Francisco de Assis,Dom Bosco, Margarida Maria, Brigida, Beatriz da Silva, Teresa de Avilá, Ângela de Mereci, Padre Pio, Agostinho, Vicente de Paulo, Elisabete da Trindade, Bernadete, Antônio de Pádua, Madre Teresa de Calcutá, Luisa de Marilac, Faustina e tantos outros grandes homens e mulheres que estão no céu) Antigamente tínhamos só santos religiosos e mártires, mas no nosso tempo podemos contemplar a santidade na vida de todas as pessoas que seguem o Cristo de diferentes formas,mas todas são importante, pois ser santo é questão de querer e contar com a graça que nunca nos abandona.
A santidade é para todos! Peça a Intercessão dos santos e santas, procura ler a vida deles, pois na vida dos santos encontramos força pra caminhada. O Catecismo da Igreja assim fala dos santos”Os bem-aventurados, estando mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a Igreja na santidade [...]. Eles não cessam de interceder a nosso favor, diante do Pai, apresentando os méritos que na terra alcançaram, graças ao Mediador único entre Deus e os homens, Jesus Cristo [...]. A nossa fraqueza é assim grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna”(CIC 956)
Que o exemplo de todos os santos nos ensine a sermos santos no dia a dia, e que um dia também o nosso nome esteja na lista deste grande exército de Deus. Que a vida e o testemunho autêntico deles sejam sementes que dê frutos de amor , esperança e paz. Que eles mostrem para este mundo paganizado a beleza de ser de Deus. Na amizade com os santos podemos encontrar a esperança que nos falta. Seja santo!!!!
Ou Santos ou nada!

                                                                                                                                  ( Fonte: Site CN )