Santuário Nacional recebe a Romaria dos Vicentinos: A maior do Mundo




De acordo com estatísticas do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, mais de 180 mil pessoas estiveram na casa da Padroeira do Brasil no último final de semana.
Motivo: Nos dias 21 e 22 de abril, aconteceu na cidade o maior evento da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no mundo: a Romaria Nacional dos Vicentinos, com membros de todas as partes do Brasil e representantes da Família Vicentina Internacional.
O evento é divido em três momentos: Via Sacra ao Morro do Cruzeiro, Festival Vicentino de Dança e Festa Regulamentar em honra a Antonio Frederico Ozanam, um dos fundadores da SSVP.
Os Vicentinos da Diocese de São José dos Campos também estavam lá e vivenciaram uma linda festa em honra ao Bem aventurado Antonio Frederico Ozanam, principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo. "Para nós vicentinos foi um encontro maravilhoso, pois neste dia deu-se a abertura do " Ano Jubilar de Ozanam ", onde nos preparamos para celebrar os 200 anos de seu nascimento em 23 de abril de 2013", conta Antônia Augusta Silva, da Diocese de São José dos Campos.
A Romaria contou com a presença de 120 membros de diversos ramos da Família Vicentina vindos de 31 países que participaram do Encontro Latino Americano da Família Vicentina de 17 a 22 de abril em Aparecida, e que marcaram presença na Assembléia de Ozanam. Destaque para a presença do jovem confrade JulienSpiewak, delegado Internacional da Juventude Vicentina, vindo direto da França para participar da abertura das comemorações dos 200 anos de Ozanam.
"Apesar do tempo nublado e chuvoso no período da manhã, houve uma grande concentração de vicentinos de todo o país na Praça das Palmeiras, onde ocorreu a Assembléia.
Momento forte foi a renovação do Compromisso forte foi a renovação do Compromisso Vicentino", relata Antônia.
Este ano, os Vicentinos desenvolveram o tema "Vamos aos Pobres", uma frase do fundador e um convite para que os vicentinos de todo o Brasil possam fazer um retorno às origens e realizar transformações na vida dos mais necessitados.
"O  Santuário da Padroeira do Brasil foi escolhido para reunir os vicentinos de todo país, porque possuímos uma identificação com Maria e por isso escolhemos a Casa da Nossa Mãe", disse Ricardo Fonseca - Coordenador do Departamento de Comunicação do Conselho Nacional do Brasil da SSVP.
A festa foi encerrada com a Santa Missa na Basílica, presidida por Dom José Carlos Chacorowisk, bispo auxiliar de São Luís do Maranhão. Ele é da Congregação da Missão - Ramo da Família Vicentina, e condelebrada por Dom Dimas Lara - Bispo da Diocese de Campo Grande, e pelo Padre Gregório Gay, superior geral da Congregação da Missão.
"Vale lembrar que no sábado dia 21 de abril foi realizada a Via Sacra ao Morro do Cruzeiro, onde houve um manifesto contra a corrupção e a desigualdade social. Todos participantes subiram o morro do cruzeiro com máscaras, refletindo sobre as causas de tantas desigualdades e o que podemos fazer, enquanto católicos, para ajudar a minimizar o problema", finalizou Antônia.


   

                                                                                          ( Fonte: Jornal Expressão / Diocese de S.J.Campos )